Bailarina Brasileira, Amanda Gomes, conquista mais uma medalha em sua carreira
Talento brasileiro em solo russo

A bailarina formada na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Amanda Gomes, atualmente solista da Ópera de Kazan, na Rússia, ganhou medalha de prata em uma das competições mais prestigiadas no cenário mundial da dança, “XIII Moscow Ballet Competition”, concurso que ocorre dentro do Teatro Bolshoi, em Moscou, de quatro em quatro anos.
Depois de três fases, concorrendo com participantes de todo o mundo, a jovem conquistou o segundo lugar. Não teve medalha de ouro no concurso, e a premiação máxima foi de Amanda Gomes, bailarina brasileira. O seu partner ganhou como o “melhor partner do concurso”.
Amanda Gomes competiu com seu partner e colega de trabalho, o bailarino Mikhail Timaev, com os Pas de Deux dos Balés A Bela Adormecida, Laurência e Lago dos Cisnes, além de uma variação contemporânea, sendo a melhor coreografia contemporânea do concurso. Além da medalha Amanda Gomes participa da Gala dos Campeões e executa a obra contemporânea.

Conheça Amanda Gomes

Amanda Gomes, de 22 anos, natural de Goiânia/GO, atua na “Ópera de Kazan” desde 2014. A história de Amanda com a dança existe há 17 anos, e cada vez mais vem crescendo e alcançando o sucesso almejado pela jovem, que já ganhou diversos prêmios nas melhores competições de balé do mundo, com conquistas de medalhas de ouro, representando o Brasil, nos EUA, Turquia, Rússia, e a conquista mais recente e de muito orgulho, na Bulgária, pois é o maior concurso do mundo na área da dança. Para a família de Amanda, que está toda no Brasil, o significado de mais esse título é orgulho. “Estamos muito orgulhosos. Nessa hora, sentimos o conforto pela determinação dela, por todo esforço, pelo sacrifício da distância, e por todos os obstáculos que enfrentou para chegar até lá. Estivemos com ela em pensamento todo esse tempo, e a felicidade é indescritível”, conta Polyana Gomes, mãe da bailarina.
Amanda começou a sua carreira profissional como bailarina da Cia. Jovem Bolshoi Brasil, que durante dois anos, protagonizou os mais importantes papeis pela instituição e em 2014 foi contratada pela “Ópera de Kazan”, na Rússia, onde é Solista.
Nasceu em Goiânia-GO, veio com a família para estudar balé clássico na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil quando tinha 10 anos de idade, sua professora de dança em Goiânia foi quem a avisou sobre as audições em Joinville/SC. Amanda sempre foi fascinada pelos trajes de dança, as sapatilhas e a vida de bailarina, por isso, quando ingressou no Bolshoi Brasil já sabia o que queria ser, uma grande bailarina.
A família acreditou no sonho da menina, de dez anos de idade, e largaram tudo em Goiânia para acompanhar os estudos da filha em Joinville.
Na carreira profissional Amanda já protagonizou os mais importantes papeis: Giselle, do Ballet Giselle; Kitri, do Ballet Don Quixote; Aurora, em A Bela Adormecida, Julieta de Romeu e Julieta. Teve a oportunidade de atuar com ícones da dança mundial como Natália Osipova, Elena Andrienko, Ivan Vassiliev, Andrey Bolotin, Andrey Uvarov, Vladimir Vasiliev. Em 2006 ganhou o prêmio de Destaque Cultural do Estado de Goiás; em 2010 o prêmio de Bailarina Revelação no International Ballet Competition (Jackson - Mississipi); em 2012 ganhou o Primeiro Lugar Feminino e Melhor Bailarina do Festival Internacional de Dança de Goiás e medalha de ouro na Competição Internacional de Balé em Istambul, na Turquia. Em 2013 conquistou o primeiro lugar na famosa competição internacional Youth America Grand Prix (YAGP), em Nova Iorque, como melhor Pas de Deux e diploma de mérito por ter participado da grande final do XII Moscow Ballet Competition, na Rússia. Em 2014 Amanda ganhou medalha de ouro, prata e bronze no concurso “XIII Russian Open Ballet Competition “Arabesque - 2014”, em Perm, na Rússia. Participou de galas nacionais e internacionais como bailarina convidada.
Em 2016, na Bulgária, a bailarina de ouro conquistou mais uma grande medalha para sua coleção, e se consagra tendo seu nome inserido ao lado dos maiores bailarinos da história mundial, na competição de Varna (considerado a Olimpíada do Balé).

Bolshoi Brasil

Neste ano, ao completar 17 anos de história, o Bolshoi Brasil colhe resultados surpreendentes pelo trabalho desenvolvido na difusão cultural, da dança e da metodologia do balé clássico russo, para crianças e jovens que nasceram no país do carnaval, do futebol e da rica miscigenação cultural. A Escola conta, neste ano, com 228 alunos, oriundos de 22 estados brasileiros. Desde 2012, a instituição concede 100% de bolsas de estudo para todos os alunos.
O grande orgulho da instituição é em relação aos seus ex-alunos, que vem conquistando o mercado de trabalho em grandes companhias do Brasil e exterior. Atualmente, 76% dos formados no Bolshoi Brasil atuam na área da Dança. Amanda Gomes é um exemplo desses bailarinos que estão fazendo um Grand Jeté na carreira.