A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil faz participação especial, na Mostra de Dança Infantil “A noite é uma criança”, nos dias 3 e 4 de novembro, às 19h30, no Teatro Juarez Machado. As coreografias apresentadas são de Dança Popular Brasileira.
No dia 3 de novembro, os alunos da Escola Bolshoi apresentam a coreografia “Brincando de Carimbó”, do professor e coreógrafo Jessé Cruz. A coreografia representa o jogo dançante entre o homem e a mulher, o desafio da agilidade dos pés, desencadeando a alegria e sinergia dos movimentos, sincronia e chamego. É uma dança de cultura indígena com influência negra e destaca-se por ser uma manifestação típica do Estado do Pará. No palco 24 alunos, por meio do Carimbó, mostram a alegria do povo brasileiro.
No dia 4 de outubro, os 12 alunos apresentam “Frever”, do professor e coreógrafo Artur Garcez. Direto de Pernambuco, essa é uma dança baseada no frevo, quente e ociosa, alegre e espontânea. Em 2012, o frevo ganhou o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. A dança do frevo, embora pareça simples, é marcada pela sua complexidade, com o uso de malabarismos, rodopios, gingados, passos curtos e ritmo frenético.

Mostra de Dança Infantil “A noite é uma criança”

Sem caráter competitivo, a Mostra pretende apresentar aos pais, familiares e a toda comunidade da dança, o trabalho desenvolvido durante o ano letivo, além de promover a troca de experiências entre estudantes e estimular o desenvolvimento cultural.
Finalidade não menos importante é oportunizar às crianças a vivência artística, a participação no processo criativo, o entendimento de um espetáculo e a experiência do palco. A seu reboque, a contínua missão de formar plateias. Ensinar ao público, desde pequeno, sobre a necessidade de se nutrir a mente, o respeito à obra intelectual e que silêncio é tão nobre quanto o aplauso.
Os grupos fazem suas inscrições e todos têm igual oportunidade para se apresentar. E o que se observa ao longo das edições é o crescimento da qualidade técnica e artística dos trabalhos, fomentado pelo próprio evento: uma vitrine onde bailarinos, coreógrafos, diretores, professores, figurinistas, maquiadores, iluminadores, sonoplastas, cenógrafos e profissionais de bastidor querem fazer o seu melhor.

O QUÊ: Mostra de Dança Infantil “A noite é uma criança”
QUANDO: quinta-feira (3/11) e sexta-feira (4/11) 19h30 – apresentação Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
ONDE: Teatro Juarez Machado, anexo ao Centreventos Cau Hansen
Av. José Vieira, nº: 315, Centro – Joinville – SC. Informações de ingressos no site http://mostradedanca.com.br/joinville ou pelo telefone (47) 97149627.