Nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, acontece a 10ª Formatura da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Neste ano, 32 bailarinos se formam e recebem o certificado de profissionais da dança.
Para celebrar este momento, serão apresentadas duas noites de espetáculos, nos dias 15 e 16 de dezembro, às 20h e no dia 17 de dezembro, às 10h30, a Colação de Grau. Os eventos ocorrem no Teatro Juarez Machado, em Joinville/SC e são exclusivos para convidados dos formandos.
A formatura é um marco para todo profissional, momento de realização plena, da transformação de aluno para bailarino. Os formandos, para conquistar seus sonhos, dedicaram anos de suas vidas à arte e a dança, venceram barreiras e assumiram grandes responsabilidades, ao se tornarem alunos do Bolshoi Brasil. Com passos precisos, caminharam firmemente para uma grande realização: a conclusão de uma etapa de suas vidas. Uma nova fase se inicia e o os desafios são outros, porém o diploma conquistado e os ensinamentos adquiridos na Escola Bolshoi certificam estes profissionais a lutarem por grandes conquistas.
O espetáculo de Gala da Formatura vem consolidar esta etapa, além de variações de balés clássicos e contemporâneos, que fazem parte do repertório da Escola Bolshoi, uma nova coreografia foi criada e terá sua estreia na formatura, com os alunos de contemporâneo. O balé “...Que saudades Elis”, do professor da Escola Bolshoi, Amarildo Cassiano e co-criação dos interpretes e formandos contemporâneos de 2017, é uma homenagem a Elis Regina. Para o desenvolvimento da coreografia, a ideia foi centrar a pesquisa em como os conceitos criados pela artista poderiam se desenvolver nas interações entre os corpos, na ação da força, na energia. E o resultado se deu por um ano inteiro de muita pesquisa. Os procedimentos para o desenvolvimento deste trabalho tiveram como aspecto importante, o de não apenas criar uma coreografia, mas sim o de instrumentalizar o elenco ao modo que a técnica de improvisação e composição pudesse ser posse de cada artista. Para o formando Marcos Vinicius, os compassos do balé têm um pouco da personalidade de cada aluno da turma, “Elis foi uma fonte inspiradora, do inicio ao fim. E foi muito gratificante ver o resultado deste trabalho criado com tanta sensibilidade por nossa turma. Pesquisar Elis Regina nos trouxe o amor, a atração, a harmonia, a relação, a interação, enfim, conceitos relacionados ao movimento que ela transbordava”, completa Marcos.

Gratidão

Os alunos saem gratos por todos ensinamentos que recebem aqui dentro. Como o formando em Dança Clássica, Junior Gomes, que está muito feliz com essa conquista, “Aproveitei cada momento aqui dentro, aprendi a lutar pelos meus objetivos e entendi que para ser um bom bailarino, preciso ser um bom cidadão. Sou muito grato por tudo isso”, completa Junior. O formando de Dança Contemporânea, Wesley Silva, acrescenta: “A Escola me proporcionou amadurecimento, responsabilidades e objetivos. Os professores me deram direção para cidadania, me transformaram em um bailarino e em uma pessoa com outra visão para vida. Daqui para frente, só posso agradecer pelas oportunidades que tive e dizer que quero continuar a fazer aquilo que aprendi a amar: a dança” conclui Wesley.

SITE_IMG_4015