Entre os dias 17 a 29 de julho a cidade de Joinville recebe centenas de admiradores da dança para participarem do famoso Festival de Dança e aproveitam para conhecer a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e as atrações da cidade da dança no período.

Neste ano, quando o Festival completa 40 anos de atividades, a Escola Bolshoi participa de ações festivas, como a tradicional Noite de Gala, com o Balé Cinderella, o espetáculo de estreia do balé internacional Leela com a Cia. Jovem Bolshoi Brasil, audições, visitas monitoradas, loja com produtos Bolshoi Brasil na Feira da Sapatilha, Cursos de Inverno e muito mais.

Estreia de Leela

No dia 19 de julho, quarta-feira, às 17h, no Teatro Juarez Machado, acontece a estreia do balé contemporâneo Leela. A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e o Instituto Festival de Dança de Joinville são os coprodutores desse espetáculo, da Vertigo Dance Company, de Israel. “Leela”, da coreógrafa e diretora artística Noa Wertheim, tem como referência o livro bíblico de Gênesis, quando é narrada a escolha de Eva por provar o fruto proibido do Jardim do Éden. Os bailarinos da Cia. Jovem Bolshoi Brasil, dão vida a obra que fala sobre as tentações que permeiam a vida do ser humano. É um eterno jogo de vontades e livre árbitro, onde cada ser interfere no agir do outro. Os ingressos podem ser adquiridos via Ticket Center (https://www.eticketcenter.com.br/).

Noite de Gala com Balé Cinderella

O espetáculo Cinderella da Escola Bolshoi sobe ao palco do Centreventos Cau Hansen, no dia 23 de julho, às 19h, em comemoração aos 40 anos do Festival de Dança de Joinville. O balé neoclássico narra a saga da jovem que tem sua vida transformada, depois que um Mago surge, no meio da noite, para ajudá-la a ir ao grande baile. A música de Prokofiev e a coreografia do William Almeida seguem o roteiro clássico baseado no conto de fadas de Charles Perrault. Cerca de 50 bailarinos compõe a obra.

Visitas na Escola Bolshoi

No período do Festival a Escola Bolshoi recebe estudantes, professores, bailarinos e público em geral para visitas monitoras. O público tem a oportunidade de conhecer a história do Bolshoi no Brasil, informações sobre audições de novos alunos e todo o funcionamento da instituição. Os ingressos estão sendo vendidos no site www.enjoyevents.com.br  e custam R$ 30 + taxas administrativas e meia R$15 + taxas administrativas. As visitas acontecem nos seguintes horários: 9h30, 10h45, 11h30, 14h30, 15h30 e 16h40.

Audição para ser aluno do Bolshoi Brasil

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil realiza, durante o Festival de dança de Joinville, a sua tradicional audição para ingresso de novos alunos. Esse ano acontece no dia 22 de julho, na sede da instituição, a partir das 8h30. Os testes são para candidatos com conhecimento em dança nascidos de 2006 a 2011 sexo masculino e 2006 a 2012 do sexo feminino.

As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de julho no site www.escolabolshoi.com.br com taxa de R$ 30,00 (trinta reais). O edital completo está disponível no site da Escola Bolshoi.

A audição é dividida em duas etapas, todas eliminatórias. A primeira é aula uma de balé clássico, com exercícios de barra e centro, onde é avaliado o nível técnico do candidato, equilíbrio, musicalidade, giros, saltos e elasticidade, além do uso das sapatilhas de pontas para as meninas. Na segunda etapa é feito uma avaliação fisioterápica. São analisadas musculaturas, articulações e desvios posturais. Além de habilidades específicas para o balé clássico, como abertura de quadril (rotação externa) e flexibilidade.

O resultado será divulgado no site www.escolabolshoi.com.br  no dia 23 de julho no site da Escola Bolshoi.

Pré-seleção para novos alunos

No dia 25 de julho acontece a pré-seleção para novos alunos. Um teste destinado a meninas nascidas em 2013 e 2014 e meninos nascidos de 2012 a 2014, para ingresso no 1٥ Ano de Dança Clássica e não é necessário ter conhecimento em dança. Nesta etapa, da pré-seleção, profissionais do Bolshoi analisam as habilidades físicas e artísticas dos candidatos, como flexibilidade, projeção cênica, postura e biótipo.

As inscrições para a pré-seleção são até 22 de julho e podem ser efetuadas no site https://www.escolabolshoi.com.br/audicoes com taxa de R$ 30,00 (trinta reais). O edital completo está disponível no site da Escola Bolshoi.

O resultado será divulgado no site www.escolabolshoi.com.br  no dia 27 de julho no site da Escola Bolshoi.

Os candidatos com maior potencial, nesta faixa etária (nascidos 2012 a 2014) são indicados para participar da Seleção Nacional, que acontece nos dias 6 e 7 de outubro de 2023, na sede da Escola Bolshoi, em Joinville (SC).

Feira da Sapatilha

A Escola Bolshoi está mais uma vez presente na Feira da Sapatilha com a Ballare. A coleção Bolshoi Brasil by Ballare 2023 vem com produtos clássicos, que exibem a marca Bolshoi Brasil e inovações seguindo as tendências atuais da moda. Esse ano a novidade é   a coleção de camisetas, intituladas Grandes Balés com ilustrações de Regina Kotaka. Sete balés de repertório que são famosos e muito conhecidos pelo  público são estampas com o Bolshoi ao fundo.

Cursos de Inverno

De 17 a 28 de julho de 2023, a Escola de Teatro Bolshoi no Brasil realiza os Cursos de Inverno da Técnica Russa Vaganova.  Os Cursos de Inverno são uma oportunidade única para bailarinos, amadores e profissionais, e professores. A Escola oferece cursos em formato presencial e on-line. São 18 cursos práticos e 10 cursos teóricos de Metodologia Vaganova para professores.

As inscrições são pelo site www.escolabolshoi.com.br