Escola Bolshoi promove ações online no “Dia Mundial da Dança”

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil vai mobilizar a comunidade da dança e de todos os amantes dessa arte no Dia Mundial da Dança, celebrado 29 de abril. Nomes consagrados da dança vão brilhar em aulas online, de diferente modalidades, oferecidas na página do Instagram da instituição, @escola_bolshoi, numa semana intensa e de muita comemoração virtual.

A programação tem início no dia 27 de abril e vai até 1 de maio. Ao vivo, nomes como Gustavo Côrtes, Jomar Mesquita, Jhean Alex, e os ex-alunos da Escola, Jovani Furlan (NYCB) e Bruna Gaglianone (Teatro Bolshoi) vão mostrar o melhor da dança em suas respectivas modalidades. Todos podem participar e aproveitar para fazer uma aula junto com esses talentos, que fazem a diferença no cenário mundial, com carisma e acima de tudo profissionalismo.

Agende-se:

Segunda-feira, dia 27 de abril, às 10h, Gustavo Côrtes, Diretor do Grupo Sarandeiros | Dança Brasileira

Terça-feira, dia 28 de abril, às 14h, Jomar Mesquita, Diretor da Mimulus Cia. de Dança | Dança a Dois

Quarta-feira, dia 29 de abril, às 10h, Jovani Furlan, Solista do New York City Ballet | Dança Clássica

Quinta-feira, dia 30 de abril, às 14h, Jhean Alex, Diretor artístico do Raça Cia. de Dança | Jazz Dance

Sexta-feira, dia 1 de maio, às 10h, Bruna Gaglianone, Solista do Teatro Bolshoi de Moscou | Dança Clássica

A Escola Bolshoi está oferecendo aulas online pelo Intagram, também conhecidas como “lives” desde 23 de março,  respeitando o decreto do Governo do Estado de Santa Catarina e do Ministério da Saúde em consequência da pandemia. Uma forma de deixar alunos, professores e bailarinos com a mente e o físico saudáveis. As aulas tem duração aproximada de uma hora e cada profissional faz o seu roteiro, que envolve bate-papo e muita dança.

Dia Mundial da Dança

Esta data já faz parte do calendário da Escola Bolshoi, que busca sempre inovar e enaltecer a dança como meio de transformação e como forma de interagir e presentear a comunidade com dança e arte. Entre os participantes dos anos anteriores a escola recebeu grupos distintos como atletas, motoqueiros, idosos, crianças, portadores de necessidades especiais, garis, indígenas, que pela primeira vez participaram de uma aula de dança em uma sala de balé.  Neste ano atípico, de isolamento social, a intenção é sorrir e não deixar de prestigiar essa data tão especial.  EN AVANT – é um termo usado no balé e significa - em frente, adiante, passo à frente, avante.   Para a Escola Bolshoi, além desse significado formal, a expressão significa continuar sorrindo. O sorriso alivia a tensão física e o estresse, deixando seus músculos relaxados. Neste momento de pandemia, que muitas empresas, pessoas, estão sentindo dores crônicas, devido à perda de amigos, o receio da doença e a insegurança no cenário econômico, as endorfinas liberadas pelo sorriso são uma ótima forma de conter a dor. O Bolshoi Brasil, por meio da sua arte, nessa Semana Especial em comemoração ao Dia Mundial da Dança, almeja trazer momentos de alegria e sorriso para o seu dia.

#EnAvantBolshoiBrasil #SigaemFrent

29 de abril

Comemorado oficialmente em 29 de abril, a data tem a intenção de celebrar essa forma de arte e revelar a sua universalidade, transpor todas as barreiras políticas, culturais e étnicas e reunir as pessoas por meio de uma linguagem comum, que é a dança. A comemoração foi introduzida em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO. A data comemora o nascimento de Jean-Georges Noverres o criador do balé moderno.

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

A única extensão do Teatro Bolshoi fora da Rússia está instalada na cidade de Joinville, estado de Santa Catarina, desde 15 de março de 2000, estabelecendo uma verdadeira ponte cultural entre o Brasil e a Rússia.

Em 2020 a instituição completa vinte anos, cumprindo o desafio de preservar a tradição e a excelência do ensino do Balé Bolshoi.

Atualmente a Escola Bolshoi educa 250 alunos dos cursos técnicos e básico em dança clássica. A instituição ressalta o seu compromisso social ao conceder 100% de bolsas de estudo e benefícios para todos os alunos do curso técnico.

Com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, a realização de todas as atividades da Escola são possíveis graças aos recursos garantidos pelos chamados “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas cientes do seu papel na sociedade, que doam produtos, prestam serviços gratuitamente e repassam contribuições financeiras, seja por benefícios fiscais, como a Lei Rouanet ou por recursos próprios. A Caixa é a maior patrocinadora da instituição.

Serviço:

Semana Especial em Comemoração ao Dia Mundial da Dança