Primeira bailarina do Royal Ballet dá aula online gratuita pela Escola Bolshoi

A balarina e estrela mundial Natalia Osipova encerra a semana especial do Dia da Dança na programação online da Escola Bolshoi

Nesta sexta-feira, 1º de maio, a Escola Bolshoi contará com a participação ilustre da primeira bailarina do Royal Ballet, da Inglaterra, uma das estrelas do balé mundial, Natalia Osipova, que irá ministrar uma aula de balé clássico, às 14h, no perfil do Instagram @escola_bolshoi. A aula é aberta ao público, todos podem participar.

Ainda nesta sexta-feira, 10h, também acontece uma aula de Customização de Sapatilha com a bailarina do Teatro Bolshoi da Rússia, Bruna Gaglianone. Na ocasião, nossa ex-aluna dará dicas para as bailarinas, nesse tema que é um dos mais pedidos pelo nosso público.

Essa ação faz parte da programação especial em comemoração ao Dia Mundial da Dança, que aconteceu 29 de abril e foi comemorado durante toda semana, com ações online pelas redes sociais da instituição. A Escola contou com a participação de grandes nomes da dança, como Gustavo Côrtes (dança brasileira), Jomar Mesquita (dança de salão), Jhean Alex (jazz), o solista do NYCB Jovani Furlan, e duas aulas que irão acontecer com estrelas internacionais na sexta-feira, além de ter movimentado seus seguidores com um desafio feito pela bailarina Juju Fructuoso no Instagram, movimentando a rede com dança para todos.

Natalia Osipova, 33 anos, nasceu em Moscou, e atualmente é uma das grandes estrelas do balé mundial. Ela começou o balé aos 5 anos. De 1995 até 2004, ela estudou na Academia Coreográfica de Moscou com Marina Kotova e Marina Leonova. Em abril de 2003, ela ganhou o "Grand Prix" no Concurso Internacional de Balé, em Luxemburgo. Após sua formatura, já com 18 anos, entrou para o corpo de baile do Teatro Bolshoi, onde tornou-se bailarina principal em 2010. Cargo que também exerceu no Mikhailovsky Ballet Company  e no American Ballet Theatre. Hoje em dia atua como primeira bailarina do Royal Ballet, Londres. Em 2010 Natalia Osipova foi a convidada especial para dançar com a Escola Bolshoi na comemoração de dez anos da instituição no Brasil.

Dia Mundial da Dança

Esta data já faz parte do calendário da Escola Bolshoi, que busca sempre inovar e enaltecer a dança como meio de transformação e como forma de interagir e presentear a comunidade com dança e arte. Entre os participantes dos anos anteriores a escola recebeu grupos distintos como atletas, motoqueiros, idosos, crianças, portadores de necessidades especiais, garis, indígenas, que pela primeira vez participaram de uma aula de dança em uma sala de balé.  Neste ano atípico, de isolamento social, a intenção é sorrir.  EN AVANT – é um termo usado no balé e significa - em frente, adiante, passo à frente, avante.   Para a Escola Bolshoi, além desse significado formal, a expressão significa continuar sorrindo. O sorriso alivia a tensão física e o estresse, deixando seus músculos relaxados. Neste momento de pandemia, que muitas empresas, pessoas, estão sentindo dores crônicas, devido à perda de amigos, o receio da doença e a insegurança no cenário econômico, as endorfinas liberadas pelo sorriso são uma ótima forma de conter a dor. O Bolshoi Brasil, por meio da sua arte, nessa Semana Especial em comemoração ao Dia Mundial da Dança, almeja trazer momentos de alegria e sorriso para o seu dia.

#EnAvantBolshoiBrasil #SigaemFrent

29 de abril

Comemorado oficialmente em 29 de abril, a data tem a intenção de celebrar essa forma de arte e revelar a sua universalidade, transpor todas as barreiras políticas, culturais e étnicas e reunir as pessoas por meio de uma linguagem comum, que é a dança. A comemoração foi introduzida em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO. A data comemora o nascimento de Jean-Georges Noverres o criador do balé moderno.