A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil apresenta nos dias 6, 7 e 8 de outubro o Festival de Teatro: A arte da dança- teatro, com direção de Sabrina Lermen e assistente de direção Ariate Costa. Os eventos acontecem na sede da Escola Bolshoi, às 19h, e no sábado, dia 8, às 16h. Os ingressos custam R$10 e estão à venda na recepção da Escola Bolshoi.
Serão apresentados três espetáculos de dança-teatro com os alunos de Dança Clássica e Contemporânea da Escola Bolshoi. A dança-teatro tem um importante papel no cenário artístico, pois associa elementos cênico-dramáticos à estética da dança. Teve seu início nos anos 20 com Rudolf Laban, que fazia improvisações em torno do corpo junto aos sons e palavras. O auge da dança-teatro aconteceu com Pina Bausch, nos anos 70, que criava espetáculos de grande impacto audiovisual, utilizando-se de movimentos técnicos e do cotidiano.

Do que nós somos feitos
No dia 06 de outubro, às 19h, na Sala Agrippina Vaganova, os alunos da 7ª série da Dança Clássica da Escola Bolshoi apresentam o espetáculo "Do que nós somos feitos?". No palco os intérpretes criadores além de integrarem o elenco, assinam diversas coreografias. Músicas francesas e belgas participam da trilha ao lado de composições dos próprios alunos.
“Do que nós somos feitos?” é um espetáculo de dança-teatro baseado em uma pesquisa séria e profunda que compartilha com a plateia questões existenciais como - Quem sou eu? Pra onde vamos? Do que somos feitos? Através de união entre vídeo, palavra, movimento e ação o espectador mergulha na própria existência da vida.

Quem: Alunos da 7ª de Dança Clássica
Quando: 6 de outubro de 2016

Pina Clownsh
No dia 07 de outubro, sexta-feira, às 19h, na Sala Agrippina Vaganova, os alunos de Dança Conteporânea, apresentam o espetáculo de dança-teatro "Pina Clownsh". O espetáculo é uma homenagem a Pina Bausch” e nasceu a partir do diálogo entre a ação clownesca e o universo lírico poético criado pela coreógrafa Pina Bausch.
Pina Bausch revolucionou a dança-teatro nos anos 70 e, após uma primeira fase mal compreendida, passou a ser a figura mais singular desta linguagem, influenciando fortemente o universo da dança e do teatro. Ela questionava: “Por que se fala da dança sozinha? Eu não posso entender porque o mundo não é incluído”. Na dança-teatro, a preocupação transcende a auto-expressão, quer, além dela, tornar a prática da dança uma possibilidade de percepção diferenciada da própria dança e também de suas relações conosco e com o mundo.
Pina Bausch, poetisa do movimento e bailarina das palavras, foi uma artista divergente, embora sua pesquisa apresentasse um foco convergente enquanto estética, suas obras produziam e seguem produzindo várias impressões e sensações nos espectadores. Sua obra não tem adjetivo único para classificar, é imensurável, inefável, dialoga com a alma.
Sobre o Clown - o clown é conhecido usualmente por palhaço – o palhaço do teatro – onde não se busca criar um personagem, mas sim ampliar seu próprio ridículo. O clown revela o sujeito com suas falhas, através dele recriamos o mundo sem medo do erro e do ridículo, permitindo transfigurar nossa imaginação e fantasia através da ação cênica.

Quem: Alunos da 7º série de Dança Contemporânea
Quando: 7 de outubro de 2016

O que se espera?
No dia 08 de outubro, às 16h, na Sala Agrippina Vaganova, os alunos das 4ª séries da Escola Bolshoi apresentam o espetáculo "O que se espera?". No palco os intérpretes, além de integrarem o elenco, assinam diversas coreografias. Músicas do português Rodrigo Leão participam da trilha ao lado de composições dos próprios alunos.
“O que se espera?” é um espetáculo de dança-teatro baseado em uma pesquisa feita com diversas crianças a partir das questões divergentes – O que se espera? O que é saudade? O que é o amor? - através da ação performática dos intérpretes criadores. Textos, vídeos e imagens projetadas se fundem com a ação dançada. A construção e desconstrução imagética criam uma narrativa onde o imaginário do espectador é convidado a participar. É uma nova proposta visual, é dança-teatro, mostra a ação dançada, provoca, inquieta.

Quem: Alunos da 4ª série de Dança Clássica
Quando: 8 de outubro de 2016