Índios da Tribo Guarani participam de aula na Escola Bolshoi

A Escola Bolshoi, recebeu hoje, 44 índios da Tribo Guarani, de Araquari/SC. A interação aconteceu na disciplina da Dança Popular Brasileira com os alunos dos 2° e 3º anos. Na ocasião, houve troca de experiências, conhecimento, música, grafismo indígena e muita dança.

Para o professor Jessé Cruz que ministra as aulas de Dança Popular Brasileira, mais uma vez, a Escola Bolshoi demonstra o seu olhar multicultural para as relações das etnias. “Foi um momento maravilhoso, de encantamento e extremamente rico, principalmente para nossos alunos.  Demonstra que nossa cultura está viva, está presente de forma natural. Um intercambio feito de coração aberto para compreender e valorizar essa cultura”.

Além da aula, outra ação está sendo realizada em prol da Tribo Guarani. Entre os dias 16 a 29 de abril, o Espaço Cultural, localizado na recepção da Escola Bolshoi, recebe uma exposição com produtos indígenas, feitos pelo próprios índios e comercializado para contribuir na manutenção da Tribo. Essa iniciativa faz parte da programação que marca o “Dia do Índio”, celebrado em 19 de abril. “ Acredito que essa vivência  nos faz refletir sobre a sensibilidade, nos provoca a entender e respeitar o outro, suas crenças e culturas”, completa o professor Jessé. 

As ações com a tribo indígena encerram com a programação do dia mundial da dança, 29 de abril, com a doação de 1kg de alimento não perecível. “O Escola Bolshoi pensou em unir essas culturas no mês em que se comemora o Dia do Índio e o dia Mundial da Dança, datas que podem ser consideradas como motivo de reflexão sobre valores culturais e a importância da preservação e respeito por todas as artes”, conclui Sylvana Albuquerque Coordenadora do Bolshoi Brasil. 

Fotos de Manuela Schneider