Cuidados necessários para pés de bailarinos

Você provavelmente já deve ter tido bolhas, calos, joanetes ou unhas encravadas. Os pés dos bailarinos são sua principal ferramenta de trabalho e, por consequência, acabam gerando lesões e machucados causados com o impacto da dança. Dançar traz vários benefícios para a saúde, porém, há cuidados que você deve ter para não prejudicá-la.

Primeiramente, você precisa entender que é extremamente importante ter alguns cuidados básicos para evitar que algo mais sério prejudique a saúde dos seus pés. Os pés de um bailarino têm várias funções na dança, como impulso, equilíbrio e força. O pé é a base do ballet.

Você sabe como cuidar do seu maior tesouro? Leia este artigo e confira algumas dicas para colocar na sua rotina.

Cuide das suas unhas

Perder as unhas dos pés é super comum para quem é bailarino. Devido a pressão que a dança tem, sua unha pode ficar roxa em uma parte ou toda ela, fazendo com que a carne vá se soltando com o tempo.

Caso isso aconteça, lembre de jamais arrancar sua unha. É doloroso demais e a camada de queratina serve como proteção para o que se encontra embaixo da unha. Mantenha seu dedo isolado e evite infecções. Busque ajuda profissional para tomar os devidos cuidados e medicamentos necessários.

Uma dica para deixar suas unhas mais saudáveis e evitar danos, é cortá-las no formato quadrado, pois evita que os cantos delas fiquem encravadas quando crescer. E o mais importante: não mexa na cutícula, pois além de machucar seu dedo, pode provocar dores durante as aulas e ensaios, correndo o risco de infeccionar.

A sapatilha certa faz a diferença

Sapatilhas de ponta utilizadas de maneira errada podem prejudicar os pés dos bailarinos. Com o passar do tempo, elas podem causar graves lesões.

É bem comum encontrar nos dias de hoje vários estilos e várias formas para se adaptarem aos diferentes formatos de pés.

Procure por lojas que tenham funcionários experientes em sapatilhas.

Massageie constantemente e faça escalda pés
Momentos de relaxamento são essenciais para todas as pessoas, principalmente para os bailarinos. Portanto, crie uma rotina de para hidratar e relaxar seus pés.

A hidratação ajudará a evitar o aparecimento de calos e que a pele dos pés tenha rachaduras. Já a massagem relaxante serve para tirar aquela tensão acumulada nos membros inferiores, o que acaba diminuindo algumas dores.

Use calçados confortáveis
Que os pés são as principais ferramentas de todo bailarino, isso você já sabe. Durante os ensaios, as aulas e as apresentações, o uso desta importante ferramenta é bem exigido.

Bem como a escolha da sapatilha ideal para o seu tipo de pé, é importantíssimo que você utilize calçados confortáveis fora do estúdio.

Para as meninas, caso optem por usar salto em algum evento, escolha os mais baixos e que tenham muita pressão sobre a parte da frente da planta e sobre os dedos. Procure também por sapatos que não tenham tiras que machuquem ou detalhes que incomodam.

Para as solas dos sapatos, prefira os que têm amortecedores, pois servem para diminuir o impacto das pisadas sobre a planta dos pés e as articulações dos tornozelos e joelhos.

Seus pés são seu principal instrumento de trabalho, o seu precioso. Portanto, incluir no seu dia a dia os cuidados fundamentais, é essencial se você quer chegar longe nesta profissão que brilha e encanta as plateias do mundo todo.

Use protetores
Depois de escolher a sapatilha certa para o seu tipo de pé, você precisará de protetores adequados para proteger e evitar dores e machucados. Há vários tipos de proteções, de modelos e materiais diferentes, com ponteiras para que você consiga encaixar seus dedos perfeitamente.

Enchimentos de espuma e tecido, ponteiras de silicone ou de gel, você deve escolher o que mais ficar confortável para evitar incômodos.

Cuidado com as bolhas e com os calos
As bolhas e os calos são dolorosos, mas são os mecanismos de proteção que o seu corpo produz. O surgimento das bolhas se dá quando o atrito faz com que a pele descole da camada inferior, gerando uma bolsa de água. Essa bolsinha líquida ajuda a cicatrizar a área.

É muito importante que você não tente estourar a bolha, pois além de sentir mais dor, pode causar infecções, o que acaba se tornando difícil tratar posteriormente.
Já os calos são um acúmulo de pele que protegem uma área específica, caso essa área receba atrito constantemente. Por incrível que pareça, eles contribuem para os seus pés não se ferirem todas as vezes que você for usar suas sapatilhas.

Fique ligado: os calos não podem, em hipótese alguma, ser lixados, e você deve fazer uma hidratação mais leve e com menos frequência para que essa camada protetora não seja dissolvida.