A magia e o romantismo do balé clássico

Nos dias 10 e 11 de outubro, às 20h, no Teatro Juarez Machado em Joinville, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil apresenta o espetáculo “A magia e o romantismo do balé clássico”. Os ingressos estão à venda no site do enjoyticket e na secretaria da Escola Bolshoi.

A noite começa com todo romantismo e plasticidade do mais puro clássico, com o balé “Chopiniana”, ao som de Chopin. Em seguida, I ato do balé “O Quebra-Nozes”, promete inspirar o público a entrar no clima do natal, em uma festa de conto de fadas, repleta de personagens alegres, vibrantes e encantadores.

A temporada 2019 da Escola Bolshoi, com espetáculos mensais em Joinville, tem apoio das empresas Metronorte, Rôgga, Madville, Hapvida e Condor copm promoção da NSC.

Chopiniana

A noite começa com um clássico do romantismo. Um balé à luz da lua em um ambiente clássico onde um jovem sonhador, sempre em busca do novo, dança em meio às sílfides, que são seres invisíveis do ar. A obra descreve, apenas sugerindo, as sensações percebidas por eles, ao som da música de Chopin. O balé não tem fragmentos nem partes. É apenas um ato.

O corpo de baile é a essência da obra. A plasticidade e leveza das mãos e os suaves gestos da cabeça completam a atmosfera do balé.

“Chopiniana” foi remontado para a Escola Bolshoi em 2007, pela professora russa Galina Kravchenko, bailarina do Teatro Bolshoi de Moscou e esposa de um dos maiores intérpretes desse balé, Alexander Bogatyrev.

O Quebra-nozes

Depois do romantismo de Chopiniana o palco do Teatro Juarez Machado se transforma com a alegria do Balé O Quebra-nozes. O I ato da obra será encenado pelos alunos do Bolshoi Brasil. O balé começa com uma típica festa natalina, cheia de convidados, em uma pequena cidade alemã, na casa dos Stahlbaum, e conta a história da menina Marie, que ganha do seu padrinho, Drosselmeyer, um boneco quebra-nozes em formato de soldadinho.

Depois da festa, a magia toma conta do balé. Em seus sonhos, Marie vai até o boneco e percebe que ele cresce e ganha vida. Então, nos cantos da sala escura surgem ratos assustadores. O Quebra-Nozes chama os soldadinhos de chumbo e eles partem para uma batalha contra os ratos. De repente, com a ajuda da mágica de Drosselmeyer, o encanto do Quebra-Nozes se desfaz e ele se transforma em um jovem príncipe. Ajoelhado perante Marie, propõe que ela cuide dele para sempre. A sala se transforma em uma floresta de inverno e começa a nevar. O vento traz os flocos de neve dançantes.

Formação de Plateia

Na tarde do dia 11 de outubro, às 15h, no Teatro Juarez Machado, a Escola Bolshoi apresenta o espetáculo gratuito de “Formação de Plateia”. Crianças da rede pública de Joinville, Centro de Educação Infantil e Escolas de Dança, já agendados previamente com a instituição, vão prestigiar um lindo espetáculo preparado especialmente para a ocasião. Na formação de plateia há uma interação com o público visando estimular o gosto pelas artes e o hábito de frequentar o teatro. Através desses estímulos e reflexões, a plateia se familiariza com a linguagem cênica.

A magia e o romantismo do balé clássico

Quando: 10 e 11 de outubro

Local: Teatro Juarez Machado/Joinville

Valor: R$40,00 inteira +taxas e meia entrada (para estudantes, idosos e professores com comprovante)